Álbum Sons da Terra & Gente Faixa 01


Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=f4wfP18aH4o

 

Tu tudo podes

 

Menina, tu podes fugir

Do meu abraço

Do meu laço

Fugir, podes fugir

 

Menina, tu podes partir

Pela terra, pelo mar

Pelo fogo, pelo ar

Partir, podes partir

 

(Coral 1)

Menina que tudo podes

Só não podes fugir, não

Do meu pensamento que habita

Na tu imaginação

 

Ele irá aonde tu fores

E nele estou

Como flores

A ti namorar

E em ti provocar

Infinitos ardores

 

(Coral 2)

Menina que tudo podes

Só não podes fugir, não

Do sentimento que habita

No teu coração

 

Ele irá aonde tu fores

E nele estou

Como beija-flores

A ti beijar

E em ti provocar

Infinitos ardores

 

(Coral, acelerando)

Assim, simplesmente assim

Que tudo podes

E nada podes

Além de mim.

 

Composição - 

Hiran de Melo & Majda Hamad Pereira & Boy

Intérpretes: Boy & Bielzin

Arranjos e Gravação: Studio Washington Boy

Faixa 01 do Álbum Sons da Terra & Gente – 2022

Publicado no blog: Álbuns – Letras de Músicas

 

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=f4wfP18aH4o

 

Anexo

 

Tu tudo podes: A leitura do poeta

 

Os versos iniciais, "Menina, tu podes fugir/Do meu abraço/Do meu laço/Fugir, podes fugir", estabelecem um paradoxo intrigante. A amada é convidada a escapar, mas a repetição enfática de "podes fugir" sugere que essa liberdade é mais uma concessão poética do que uma possibilidade real. O amor, nesse contexto, se apresenta como uma força tão poderosa que, mesmo permitindo a fuga, a amada permanece aprisionada emocionalmente.

 

A imagem da amada em constante movimento, "Pela terra, pelo mar/Pelo fogo, pelo ar", contrasta com a imobilidade do amor do eu lírico. O sentimento, personificado, acompanha a amada em todos os seus deslocamentos, habitando sua imaginação e coração. A repetição dos versos "Ele irá aonde tu fores" reforça essa ideia de onipresença amorosa.

 

Os elementos da natureza, "flores", "beija-flores", são utilizados para simbolizar a paixão e a intensidade do sentimento amoroso. A imagem das flores "namorando" a amada e dos beija-flores a "beijando" evoca um cenário bucólico e apaixonado, onde a natureza se alinha aos desejos do eu lírico.

 

A repetição do verso "Assim, simplesmente assim/Que tudo podes/E nada podes/Além de mim" revela a submissão voluntária da amada ao amor do eu lírico. Apesar da aparente liberdade, a amada reconhece a força irresistível do sentimento e se entrega a ele.

 

"Tu Tudo Podes" é uma canção que celebra a força do amor e a complexidade dos sentimentos humanos. A dualidade entre liberdade e aprisionamento, entre movimento e imobilidade, revela a natureza ambivalente da paixão. O eu lírico, ao mesmo tempo em que concede liberdade à amada, a envolve em um labirinto afetivo do qual ela não consegue escapar.

 

Poeta Hiran de Melo


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